Blog

4 locais em Curitiba para apreciar estilos arquitetônicos

A arquitetura é a junção perfeita de arte e técnica e, há milhares de anos, tem surpreendido e encantado pessoas. Até hoje existem construções muito antigas espalhadas mundo à fora, todas com características próprias e marcantes, que arrancam suspiros de turistas e amantes de linhas artísticas.

Na Itália, por exemplo, é possível ver o Panteão de Roma e o Coliseu; na Inglaterra, o Palácio de Westminster e a Torre de Londres. No continente asiático, precisamente na Índia, apreciamos o Taj Mahal, e, no Egito, a Pirâmide de Gizé. Todavia, como falamos recentemente em nosso blog, Curitiba também é uma cidade multicultural, repleta de pontos turísticos históricos que falam muito sobre o seu povo.

A capital paranaense abraça todos os estilos arquitetônicos, mostrando que a arte entrega beleza em suas variadas formas. Uma das grandes atrações arquitetônicas de Curitiba é o Palacete do Batel, construído entre os anos de 1912 e 1914. A obra apresenta elementos franceses, porém reúne diversas linhas, da art nouveau ao barroco.

O Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico, projetado em 1967 e transformado em museu em 2002, é considerado o maior da América Latina, possuindo cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva. Sua arquitetura é moderna, com concreto armado e uso de curvas e formas arredondas — estilo de Niemeyer, um dos arquitetos mais famosos do mundo.

Outro lugar muito bonito e interessante para visitar em Curitiba é o Palacete dos Leões, no Alto da Glória, construído no início do século XX. A edificação foi influenciada por estilos como o barroco, gótico e neoclássico e essa mistura de linhas arquitetônicas o tornou único, sendo conhecido hoje por sua “arquitetura residencial dos ervedeiros”, própria do Paraná.

O Jardim Botânico também é um forte símbolo arquitetônico. Inaugurado no dia 5 de outubro de 1991, o ponto turístico mais visitado da cidade possui área de 278.000 m² e uma estufa de vidro e ferro inspirada no Crystal Palace — o Palácio de Cristal de Londres, erguido no Hyde Park e inaugurado em 1851. O original, na capital inglesa, foi destruído por um incêndio em 1936. Além da inspiração britânica na estrutura, os jardins foram inspirados em detalhes franceses, como os do Château de Versailles, construído em 1631.

Existem muitos outros lugares especiais em Curitiba nos quais a arquitetura pode ser apreciada intensamente. O texto de hoje foi apenas um aperitivo. Que tal passear pela cidade e descobri-los? Há um mar de opções.

Fale com nossos consultores e
agende uma visita

CTA WhatsApp