Blog

Curitiba, uma cidade multicultural

Curitiba tem muitas características, como o fato de, pela terceira vez consecutiva, estar na lista das cidades mais inteligentes do mundo, ser a cidade mais sustentável da América Latina e ter um dos melhores transportes públicos do planeta — servindo de exemplo países como o Chile, cujos representantes estiveram aqui no início do ano vigente.

Além dos apontamentos positivos ligados as pautas como tecnologia, sustentabilidade e transporte, a capital paranaense também é multicultural. Diversos pontos turísticos da cidade homenageiam povos de vários lugares, o que faz do município um ótimo lugar para troca de experiências. A História e a Geografia sempre foram compreendidas com mais facilidade através de exemplos práticos. Ou seja, é uma excelente ideia explorar Curitiba.

Um dos locais mais visitados da cidade é o Memorial Ucraniano, localizado no Parque Tingui, ambiente rico em natureza, com mais de 427 mil metros quadrados. O memorial, inaugurado em 1995, tem construções de madeira em estilo bizantino, eventos culturais e exposições de artesanato.

O Portal Italiano, inaugurado em 1990, homenageia os imigrantes do Norte da Itália, das regiões de Vêneto e Treviso. Além de celebrar a história, o portal marca a entrada no bairro Santa Felicidade, conhecido por sua cultura italiana e por ser o maior polo gastronômico de Curitiba. Existem mais de 30 restaurantes na Avenida Manoel Ribas, os quais você pode visitar na companhia de pessoas especiais e saborear a incrível “comida da nonna” ou um bom churrasco brasileiro.

A Alemanha também é representada em Curitiba. O Bosque Alemão, com área de 38 mil metros quadrados, localizado no bairro Vista Alegre e implantado em 1996, tem variedade de pássaros e plantas, portal, sala de concertos, biblioteca, passarela, mirante, trilhas, lanchonete e torre. É mais uma atração curitibana que dá aos moradores e turistas proximidade com a cultura do Velho Continente.

Polônia, país do Leste Europeu, tem um cantinho na capital paranaense. O Memorial da Imigração Polonesa, com 48 mil metros quadrados, localizado no Centro Cívico, foi implantado em 1980 e é composto por loja de artesanato, casas típicas, palco, playground, sede de escoteiros, bicicletário e portal. No local é possível ter contato com a fauna e flora local, como sabiás, pica-paus, macacos, ipês e cerejeiras.

No Centro de Curitiba também existe o Memorial Árabe que, segundo o Poder Público, é uma homenagem à cultura do Oriente Médio. O prédio possui estilo arquitetônico das edificações mouriscas, com abóbada, colunas, arcos e vitrais e funciona como biblioteca especializada. Com mais de 140 metros quadrados de área construída, o ponto turístico está sobre um um espelho d’água.

Em pleno 2023, quando os doramas — séries asiáticas — estão fazendo muito sucesso, que tal visitar a Praça do Japão? Abrigada no bairro Água Verde, o espaço homenageia imigrantes japoneses que se dedicaram à agricultura em Curitiba. O local possui 30 cerejeiras vindas do Japão, lagos artificiais, portal, Casa da Cultura e Casa de Chá.

Existe ainda a Praça da Espanha, no Bigorrilho, inaugurada em 1996. O local tem mais de 6.000 metros quadrados e abriga o Farol do Saber Miguel de Cervantes — autor que deu vida a Dom Quixote — e uma belíssima fonte, além de bancos e extensa área verde.

More em Curitiba e, assim como ela, seja multicultural. 🌍

 

Fale com nossos consultores e
agende uma visita

CTA WhatsApp