Projeto para criar um home theater
Por mais que o cinema seja um espaço imersível para ver filmes, com o som e a tela ideal, muitas vezes dá aquela preguiça de sair de casa. Hoje em dia, esse sentimento é comum, muito por conta dos serviços de streaming disponíveis como Netflix, Prime Video, HBO Max, entre muitos outros. Embora seja prático, não chega a ter a mesma experiência do cinema. Por isso, houve a popularização do home theater, principalmente na pandemia quando todos os cinemas do mundo estavam fechados e toda produção audiovisual foi interrompida. Mas o que consiste um home theater?
O sistema é composto por um aparelho chamado receiver, além de caixas acústicas posicionadas estrategicamente pelo ambiente, para fazer com que o áudio pareça vir de todas as direções, o chamado efeito surround.
Embora existam opções “in a box” - quando se compra todos os componentes juntos, de uma forma padronizada -, os melhores home theaters são personalizados.
Desse modo, você compra os itens de forma separada e pode montar seu home theater de acordo com seus gostos e seu orçamento, bem como pode dimensiona-lo de acordo com o espaço que tem na sua casa.
Essa opção lhe dá garantia maior de satisfação com o resultado, pois você não corre o risco de gastar dinheiro com equipamentos que não são adequados para sua casa, como caixas com maior ou menos potência do que o necessário.
Este formato personalizado não é muito recomendado se você não tiver a ajuda de especialistas, afinal de contas, muitos aspectos técnicos precisam ser levados em consideração para montar um projeto ideal de home theater.
Outra vantagem de sistemas personalizados é que eles podem ser facilmente integrados a uma central de automação residencial. Além de áudio e vídeo, é possível automatizar iluminação, climatização e muito mais para criar a experiência perfeita de cinema e casa.