Qual a posição solar ideal para o seu imóvel?
Tem muita coisa para considerar na hora de comprar um imóvel, não é? Preço, localização, tipo de moradia...
Mas um ponto bem importante que você deve levar em conta é a posição solar da planta do seu novo lar. Sabe por que?
É que, além de interferir no valor final do imóvel, a insolação determina a luminosidade do apartamento, a sensação térmica dos cômodos e o nível de umidade interno, muito importante para armários e guarda roupas. E como saber qual é a posição solar ideal? Isso depende da região onde você mora.
A face Norte é um dos diferenciais mais listados em anúncios porque os imóveis nessa posição têm maior incidência de luz e recebem sol durante todo o dia, fatores mais valorizados principalmente no Sul do Brasil, em razão do clima mais frio.
Já a posição solar Leste faz com que o imóvel receba bastante luz na parte da manhã, uma vez que o sol nasce nesse ponto, porém, a incidência dos raios solares é mais fraca nesse período do dia, implicando em luminosidade com uma sensação térmica mais amena.
Nos imóveis voltados para a face Oeste, a insolação acontece durante a tarde, e a incidência dos raios é mais intensa, fazendo com que os cômodos fiquem mais aquecidos para o período da noite.
Finalmente chegamos à face Sul, a menos procurada devido à baixa incidência de luz direta. No verão, cômodos voltados para essa face poderão receber a luz do Sol nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, já no inverno a incidência da luminosidade será mais baixa.
Para conhecer corretamente a posição solar na qual seu imóvel se encontra é importante lembrar que nem todos os cômodos da planta estarão voltados para uma única face, os dormitórios e salas são considerados locais de maior uso, portanto, é importante verificar os pontos já citados para que não hajam surpresas na hora que você estiver morando em seu apartamento novo.