Tendências da arquitetura em edifícios residenciais para o ano de 2023
A arquitetura, assim como outros setores da economia, representa as necessidades da sociedade. E agora, a poucas semanas da chegada de 2023, algumas tendências na arquitetura marcam as novas necessidades dos futuros moradores.
1 – Layouts: decoração entre os ambientes
O layout dos interiores dos apartamentos tem sido pensado como grandes espaços únicos. Isso significa uma continuidade entre os cômodos, que podem, ainda assim, ter ambientações diferentes e itens de decoração, como biombos, plantas e elementos de madeira. Tornar espaços amplos, aconchegantes, para manter a visão e a união do todo.
2 – Cores claras
Os clientes têm demandado por leveza na tonalidade das cores dos apartamentos e dos edifícios como um todo. Tonalidades mais claras nunca deixam a percepção dos ambientes cansativa. Tonalidades off white, beges e cinzas mais claros são as queridinhas do momento.
3 – Fachadas com elementos de destaque
A tendência na arquitetura neste caso é buscar elementos que proporcionem uma aparência diferenciada aos empreendimentos. Grandes lajes, vidros e até vegetação abundante podem ser explorados. Uso de pedra, concreto e madeiram até mesmo toques de iluminação estão em alta.
4 – Terraço compartilhado
Os locais de uso coletivo dos edifícios precisam atender às demandas de cada morador. Por isso, quanto mais diversidade e inovação essas áreas possuírem, melhor serão aproveitadas. É o caso do terraço compartilhado, conhecido como rooftop, uma tendência que nasceu em Nova York e que também ganha espaço no Brasil.
Fonte: ImovelMagazine